top of page

Neuropsicopedagoga

 Analista do Comportamento Aplicada em Autismo

Sobre mim

Sobre mim

Olá, Eu sou a Quézia!

Seja bem vindo(a) ao meu Blog.

Criei esse blog enquanto cursava minha pós-graduação em Neuropsicopedagogia, juntamente com a minha outra pós em  Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - ABA, para compartilhar o conhecimento que tenho adquirido sobre esse mundo mágico que é o desenvolvimento cognitivo humano e como a incrível ideia em juntar neurociência com pedagogia nos ajuda a entender o processo da aprendizagem.

 

Quer saber mais? "Sigam-me os bons"! 

risonho
Design sem nome.png

Todos os meus artigos

Fundo Roxo com Bolhas
Mulher com tablet

Receba atualizações

É só cadastrar seu e-mail e pronto! Você irá receber em primeira mão os artigos do Blog.

Obrigada por se inscrever!

Image by Kelli Tungay
  • Como funciona a primeira consulta?
    A primeira consulta Neuropsicopedagógica nada mais é do que, uma entrevista inicial com os pais e/ou responsáveis diretos da criança, adolescente. Nesse primeiro momento acontece o que chamamos de EFES, Entrevista Familiar Exploratória Situacional, no qual eu como Terapeuta busco informações sobre o estilo de vida familiar e o envolvimento com a criança/adolescente com os membros da família e a escola. Na primeira consulta também é possível expor a queixa que fez com que procurasse um profissional em Neuropsicopedagogia.
  • Você também atende adultos e idosos?
    No momento não. O atendimento é somente para crianças e adolescentes, mais especificamente dos 02 aos 14 anos.
  • É necessário fazer um contrato?
    Sim. O contrato é importante, pois nele estará definido tudo o que foi combinado na primeira consulta. Como exemplos temos: Duração das sessões neuropsicopedagógicas; Valor; Forma de pagamento; Dias das sessões; Horário das sessões; Direitos e deveres do terapeuta; Direitos e deveres do adulto responsável pelo paciente; Dentre outros. Pode ficar tranquilo(a) que não é um "bicho de sete cabeças", ele serve para organizar melhor todo o processo de atendimento. 😉
  • Como funciona a Avaliação Neuropsicopedagógica?
    Na avaliação Neuropsicopedagógica é realizado um mapeamento sobre todas as informações coletadas nas entrevistas e anamnese com os pais, responsáveis e escola, a partir dessas informações e a queixa inicial, começa a aplicação de testes e escalas padronizadas, juntamente com a análise clínica, a fim de elaborar uma hipótese diagnóstica em relatório.
  • Quanto tempo leva a Avaliação Neuropsicopedagógica?
    São 4 (quatro) sessões com duração de 1h30 (uma hora e trinta minutos) cada. Nesse período é que ocorre de fato a realização de testes, terapia com o aprendente (criança/adolescente), a fim de ser possível fechar um possível diagnóstico.
  • Depois da Avaliação Neuropsicopedagógica o que acontece?
    Depois da Avaliação eu exponho ao aprendente e aos pais/responsáveis o RAN -Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógico-. Se for constatado que o aprendente tem algum tipo de transtorno de aprendizagem, começamos então o processo de INTERVENÇÃO Neuropsicopedagógica. Em alguns casos pode ser necessário o encaminhamento para outros profissionais, como médico neuropediatra, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional... A fim de se fazer um trabalho multidisciplinar. Nesse processo ocorre também uma devolutiva para a escola do aprendente, com instruções e dicas para melhorar o desenvolvimento cognitivo e aprendizado do aprendente.
  • Por que você utiliza tantos jogos nos atendimentos? Isso realmente funciona?
    O aprender brincando é uma prática muito utilizada com crianças em fase de alfabetização. O brincar ajuda no desenvolvimento infantil, ao estimular sua criatividade, melhorar a coordenação motora fina, memória de trabalho, raciocínio lógico, ter noção de tempo e espaço, respeitar regras, aprender com o fracasso nos jogos, persistência, desenvolver a sua autonomia e novas habilidades. Isso também acontece com os pré-adolescentes e adolescentes, pois o objetivo da terapia é justamente desenvolver o cognitivo de forma lúdica e prazerosa. Portanto como visto acima, um jogo bem utilizado e com propósito ajuda muito a estimular habilidades que poderiam estar até mesmo "adormecidas".

Esteja sempre conectado!

  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2023 by by Leap of Faith. Proudly created with Wix.com

bottom of page