O que é TDAH e como identificar?
- queziacris004
- 1 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O TDA/H é um Transtorno do Neurodesenvolvimento, sua abreviação significa: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
Os fatores de risco e prognóstico variam muito e somente com uma boa análise familiar e com uma entrevista exploratória é que saberemos de que maneira pode ter surgido o transtorno.
As causas podem ser:
Baixo peso ao nascer. Quanto maior a prematuridade, mais risco para o TDAH;
Exposição pré-natal ao fumo;
E também fatores genéticos. Estudos concluíram que a herdabilidade do TDAH é de 74%.
Ele é predominante no sexo masculino na população geral, no sexo feminino tem a prevalência de apresentarem características de desatenção em comparação com os meninos e isso se deve à predisposição genética e aptidões cognitivas.
O TDAH começa na infância, os sintomas precisam aparecer antes dos 12 anos para categorizá-lo de fato e persistir por mais de 6 (seis) meses, caso apareçam dos 13 (treze) anos em diante é provável que não seja TDAH e sim algum outro tipo de transtorno e/ou consequências do uso de alguma substância. Pensando nisso, percebe-se o quanto é difícil identificar o transtorno em adultos e idosos, pois muitos já não lembram mais de detalhes da infância para poder fazer uma identificação correta dos sintomas de TDAH.
Importante lembrar também, que os sintomas precisam ser apresentados em todos os ambientes em que convive, seja escola, em casa, espaços de lazer, outros espaços de convivência etc.
O TDAH pode ser dividido em 3 (três) apresentações:
TDAH com sintomas de desatenção;
TDAH com predominância de sintomas hiperativos-impulsivos;
TDAH com sintomas combinados.






Caso a pessoa apresente os sinais mistos, ou seja, tanto de desatenção quanto de hiperativos-impulsivos por mais de 6 (seis) meses isso significa que ela apresenta os sintomas combinados.
Em uma boa avaliação para o diagnóstico de TDA/H faz-se necessário descartar antes outros tipos de transtornos, como: transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno de personalidade e até mesmo intoxicação ou abstinência de substâncias.
Comments